sábado, 3 de setembro de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

ARTE COM AS MÃOS



NAMORADEIRA

Namoradeira é o nome dado a um tipo de escultura popular no estado brasileiro de Minas Gerais.










 





BAIANA

A baiana do acarajé (ou simplesmente baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam à profissão de vendedora de acarajé e outras iguarias da colinária baiana.
Baiana vestuário- vestimenta tradicional das negras e mestiças da Bahia, composto de saia comprida muito rodada, brincos e balangandã. 







A técnica de feitura do acarajé representa um modo de fazer enraizado no cotidiano dos seus produtores, seja para uso religioso, alimento sagrado oferecido às divindades nos rituais do candomblé, seja para uso profano, comercializado nas ruas pelas baianas.

CULTURA BAIANA


A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais do país, conservando não apenas um acervo de obras religiosas, arquitetônicas, mas é berço das mais típicas manifestações culturais populares, quer na culinária, música, capoeira e em praticamente todas as artes.






O berimbau, é um instrumento de corda, de origem Angolana, também conhecido como berimbau de peito em portugal ou como hungu em  Angola e grande parte do continente Africano.
Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil, onde é utilizado para acompanhar uma dança acrobática chamada capoeira.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ORIXÁS

Trabalho em biscuit com as representações do candomblé, a confecção do Orixá é totalmente manual o qoe o torna peça única.

 OXUM

Dona dos rios e cachoeiras gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade, perfumes, etc. Senhora soberana das águas doces. Todos os rios, lagos, lagoas e cachoeiras pertencem a este Orixá. O casamento, o ventre e a fecundidade e as crianças são de Oxum, assim como, talvez por consequência, a felicidade. O ouro e o dinheiro em todas as suas espécies também são de Oxum. Pela hierarquia é o primeiro Orixá doce seguida de Iemanjá e Oxalá.
Saudação: Ieieu
Dia da semana: Sábado
Cor: Todos os tons de amarelo
Oferenda: Canjica amarela cozida, quindim, pêssego em calda, mel e bala de mel.






domingo, 1 de maio de 2011

ORIXÁS

Trabalhos em biscuit com as representações do Candomblé, a confecção do Orixá é totalmente manual o que o torna peça única.

 OYÁ

É a senhora dona dos raios, dos ventos e dos mortos, controla o YGBALÈ ( casa dos mortos ). Oyá, mais conhecida no Brasil como Yansã.
É um orixá também muito guerreiro e imponente. Em sua dança faz menção aos movimentos rápidos e repentinos dos ventos, usando um irukerê (cetro pequeno feito de cauda de boi ou cavalo) para espantar maus espíritos.Dia da semana: Quarta feira.
Saudaçaõ Eparrei-OYÁ! (Êpa-hê-OYÁ!)
Sincretismo religioso: Santa Bárbara.
Comidas: Acarajé e abará.
Símbolos: Espada e eruesin.
Elementos: Ar em movimento, fogo.





 YEMANJÁ

Deusa da nação de Egbé, nação esta Ioruba onde existe o rio Yemojá (Iemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás. Por isso a ela também pertence a fecundidade. 
Dia: sábado;
Saúdação: ô dô yá;
Data: 2 de fevereiro;
Cor: branco, azul;
Comida: epo de milhobranco, manjar branco com leite de coco e açucar, acaça, peixe de água salgada, bolo de arroz, mamão;